Começar o dia com uma visita à rádio não é para todos. Foi o que aconteceu na Academia Politécnico Lx, que começou o dia bem cedo com um uma visita que passou pela Quinta do Bom Pastor, onde se encontra o Grupo Renascença, casa das rádios Renascença, RFM e Mega Hits. A tarde foi passada na Escola Superior de Tecnologia de Saúde de Lisboa (ESTeSL), onde os participantes ficaram a conhecer melhor quatro das cinco licenciaturas que a escola tem para oferecer.

Sintonizados

Chegámos ainda cedo à Quinta do Bom Pastor e logo fomos para o auditório do edifício, onde foram partilhados alguns factos históricos acerca do grupo de rádio. Terminado esse pequeno briefing, descemos para os estúdios onde se encontram as três rádios: Mega Hits, Renascença e RFM. A visita começou, claro, pela rádio mais jovem, a Mega Hits, onde nos encontrámos com o locutor Diogo Pires, que nos falou um pouco sobre a sua experiência enquanto locutor e o caminho que seguiu até chegar à rádio.

 

DSC 7097

 


O Grupo Renascença

A Rádio Renascença foi a primeira rádio do grupo a surgir, corria o ano de 1937, idealizada pelo Monsenhor Lopes da Cruz. Esta foi uma rádio que desempenhou um papel importante na revolução do 25 de abril de 1974, com a passagem de uma das senhas da revolução, a música "Grândola Vila Morena", de Zeca Afonso, no programa "Limite". Mais tarde, em 1987, surge a RFM, sigla para Renascença Frequência Modulada. Por fim, em 1998, a Mega Hits, à altura conhecida como Mega FM, inicia as suas emissões.


 

.

Depois de uma Mega visita, passámos pela Renascença, onde fomos recebidos por Carlos Bastos. O radialista mostrou aos participantes da Academia como constrói o alinhamento da sua emissão, falando simultaneamento acerca do seu percurso. Por último, mas não menos importante, uma passagem pelo estúdio da RFM para estar com a dupla do "Corta Para..." com Catarina Figueiredo e Daniel Fontoura. Nesse estúdio, não só os estudantes puderam ver uma emissão em direta do noticiário, como também ainda ajudaram numa das rúbricas do programa, a "Insta battle", onde Catarina e Daniel selecionam uma música cada e a música mais votada é depois transmitida.

Se a visita ficou por aqui? Não. Passámos ainda pela redação da Renascença, onde se pode ver onde os noticiários são preparados e os estudantes também viram a equipa em ação, recebendo atualizações ao momento sobre alguns momentos da atualidade.

 

DSC 7107

 

Tourim

Ainda antes da hora de almoço havia tempo para mais uma visita. Pudemos conhecer o Palácio Baldaya, localizado em Benfica, explorando o seu jardim, bem como algumas das suas salas como o Salão Nobre e o Salão do Desembargador. Andámos mais uns metros e conhecemos também o Cine-Teatro Turim, um dos pontos emblemáticos da freguesia de Benfica, que reabriu em 2023 depois de uns anos encerrado. E o que seria ir a uma sala emblemática e não ver um filme? Houve ainda tempo, pois claro, para ver uma curta metragem. 

Saúde para dar e vender

A tarde dos nossos participantes foi passada na ESTeSL. Fomos recebidos no auditório da Escola pela Dirigente do Gabinete de Comunicação e Extensão à Comunidade, Cláudia Guerreiro e pelo seu Presidente, Amadeu Ferro. Dada uma breve mensagem de boas-vindas era altura de explorar quatro das nove licenciaturas que a ESTeSL tem para oferecer. E para fazê-lo de forma segura, foi-nos dado equipamento de laboratório para uma das atividades.

 

DSC 7175

 

Espalhadas por quatro estações, as quatro equipas de curiosos estudantes andou pelos corredores da Escola a descobrir mundos distintos. Na estação do curso de Dietética e Nutrição, os estudantes eram desafiados a fazer receitas saudáveis com alguns alimentos que se encontravam dispostos na mesa. Para auxiliar à explicação, na sala também se encontrava uma pirâmide dos alimentos, para melhor compreenderem a importância de uma dieta equilibrada e saudável. 

Noutra sala, podiamos encontrar a Licenciatura em Ortoprotesia. Nesta sala, os participantes encontraram os equipamentos necessários à elaboração de próteses, podendo, inclusive, mexer em algumas e também visitar as oficinas onde estas são produzidas, trabalhadas e aperfeiçoadas. 

 

DSC 7156

 

Na estação de Saúde Ambiental, os estudantes viram de perto alguns Equipamentos de Proteção Individual (EPI's), bem como ficaram familiarizados com alguma sinalização utilizada neste âmbito.

Chegados a explorar o mundo da Licenciatura em Farmácia, os participantes da Academia foram desafiados a fazer um soro fisiológicos e a simular um tratamento.

A Academia Politécnico Lx tem amanhã o seu último dia, com uma visita ao Castelo de São Jorge e a tarde a ser passada no Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL). O dia termina com a Gala de Encerramento